domingo, 10 de dezembro de 2006

Programação da TV Escola


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA - 11/dez a 17/dez

Aí vai mais uma dica para quem acompanha a programação da TV Escola. Lembrem-se que em Caxias do Sul, o órgão responsável pela gravação é o NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional), junto a Escola Estadual Cristóvão de Mendoza .


>> Salto para o Futuro

Conto e Reconto: Literatura e (Re)Criação

Duração: 5 programas de 60’

http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2006/cr/INDEX.htm

Série que faz uma viagem pelo universo da Literatura através dos contos e lança um desafio para os professores: descobrir os contos na escola, desde a Educação Infantil até os ciclos finais do Ensino Fundamental.

1. Contos Populares de Tradição Ibérica

Exibição: 11/dez, às 19h e 5h (12/dez), e 12/dez, às 11h, 15h e 3h (13/dez)

Neste primeiro programa da série, buscamos indícios de um possível mapeamento dos contos da tradição popular no Brasil. A partir deste objetivo, indicamos algumas fontes da tradição universal e da matriz ibérica. Câmara Cascudo, por exemplo, identificou que os Contos de Encantamento recolhidos em terras brasileiras são, em sua maioria, de origem européia, e chegaram-nos por intermédio de Portugal.

2. Contos Indígenas

Exibição: 12/dez, às 19h e 5h (13/dez), e 13/dez, às 11h, 15h e 3h (14/dez)

No segundo programa da série, vamos abordar os contos da tradição indígena, considerando as influências dos diferentes povos indígenas que aqui viviam e vivem. Neste programa, desejamos reencontrá-los em suas línguas, em seus rituais, em seus modos ancestrais de contar e recontar histórias.

3. Contos Africanos

Exibição: 13/dez, às 19h e 5h (14/dez), e 14/dez, às 11h, 15h e 3h (15/dez)

O terceiro programa aborda os contos africanos e dos afrodescendentes. Sabe-se que, para as diferentes nações do continente africano, a natureza e os homens desenvolvem ritmos próprios. Daí advêm muitas de suas histórias e mitos. Temos notícias, por exemplo, da figura do akpalô (fazedor de conto), cuja atividade caracteriza-se por espalhar histórias pelos lugares por onde passa, o que, segundo Gilberto Freire, pode ser reconhecido nas atividades das negras velhas ou amas-de-leite, que contavam as histórias aprendidas, caminhando de engenho em engenho, no contexto do Brasil Colônia. Sabemos, por essas e outras evidências, que os contos de origem africana não se perderam, conformando aspectos relevantes de nosso imaginário social.

4. Contos da Tradição Literária

Exibição: 14/dez, às 19h e 5h (15/dez), e 15/dez, às 11h, 15h e 3h (16/dez)

No quarto programa da série, trazemos o conto pelas mãos de alguns mestres nessa arte; desta vez, na acepção de gênero literário, considerado por muitos o resultado máximo da concisão, da densidade e da ligeireza.

5. Projeto de Leitura

Exibição: 15/dez, às 19h e 5h (16/dez), e 18/dez, às 11h, 15h e 3h (19/dez)

Neste último programa, pretendemos indicar aspectos relativos ao planejamento e à avaliação dos projetos envolvendo a formação de leitores proficientes. A singularidade do espaço escolar parece-nos favorável a esse desenvolvimento. Além disso, ressaltamos o papel do bibliotecário como aliado do professor no que diz respeito à organização, à seleção e à utilização de acervos.