sábado, 30 de junho de 2007


'Um livro é como uma janela: quem não o lê fica distante dela e só pode ver uma pequena parte da paisagem.'

Gibran Khalil Gibran
Imagem em FotoSearch

Prêmio VivaLeitura

Escolas, bibliotecas e instituições podem participar da segunda edição do Prêmio VivaLeitura que, em 2007, vai distribuir R$ 75 mil aos vencedores. As inscrições estão abertas até 9 de julho. Promoção dos ministérios da Educação e da Cultura e da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o prêmio é um estímulo ao desenvolvimento do hábito da leitura entre crianças, jovens e adultos.

O prêmio tem quatro objetivos:

>> democratizar o acesso à leitura;
>> fomentar a leitura e a formação do cidadão;
>> valorizar o livro e a leitura;
>> e apoiar a criação e a produção literárias.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pela internet na página eletrônica do prêmio ou por carta registrada para Prêmio VivaLeitura, caixa postal 710377, CEP 03410-970 – São Paulo (SP).

Fonte: MEC

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Bill Gates, Adeus!

Reportagem on-line da Revista Nova Escola


Executivo norte-americano da Microsoft abre mão da brilhante carreira que tinha e funda ONG de incentivo à leitura em vários países do mundo


Você conhece John Wood? Um bem sucedido homem de negócios da Microsoft que em 2000, fundou a Room to Read, organização não-governamental de fomento à leitura, hoje presente em sete países, com 3,6 mil bibliotecas instaladas.

As frentes de trabalho da ONG são três:

>> implantação de salas de leitura;
>> construção (ou melhoria) de escolas e suas respectivas bibliotecas;
>> e educação de meninas (que, em alguns países pobres, são proibidas de estudar e, por isso, somam 66% das crianças que não sabem ler e escrever).

A reportagem conta a a história de um homem o qual acredita que "investir em Educação é uma maneira de mudar o mundo em que vivemos."

Wood está no Brasil para divulgar a obra Saí da Microsoft para mudar o mundo (Ed. Sextante). Aproveite para conhecer um pouco dessa história lendo a reportagem.

Para ler o texto na íntegra, clique aqui.

Fonte: Revista Nova Escola

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Capacitação para Professores Atuarem em Biblioteca Escolar

No dia 01 de junho, foi realizada no Núcleo de Inclusão Digital/NIDI, a oficina TV e Vídeo como recurso pedagógico, ministrada pela professora Sintian Schmidt.

A oficina teve diversas atividades práticas e sugestões sobre o uso do vídeo na escola.

Para acessar o materail, clique aqui.