sexta-feira, 13 de junho de 2008

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES ATUAREM EM BIBLIOTECAS ESCOLARES


CONFECÇÕES DE CAPAS


No dia 31 de maio de 2008, no Auditório da Secretaria Municipal da Educação, as professoras Mara M. Weber e Fabiana Dosso Zim trabalharam com os participantes do curso a importância da capa do livro para despertar
o desejo e o prazer da leitura e, também, a confecção de diversas capas, utilizando suportes variados e materiais plásticos.

Clique aqui para acessar as atividades realizadas.


CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES ATUAREM EM BIBLIOTECAS ESCOLARES

TV E VÍDEO COMO RECURSO PEDAGÓGICO


A oficina ministrada pela professora Sintian Schmidt, no dia 25 de abril de 2008 no NIDI ( Núcleo de Inclusão Digital), visa explorar as possibilidades de uso da TV e Vídeo no trabalho da Biblioteca Escolar enquanto ferramentas de promoção da aprendizagem.

Para acessar o material da oficina , clique aqui.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES ATUAREM EM BIBLIOTECAS ESCOLARES


ELABORAÇÃO DE PROJETOS

As professoras Teresinha Salvador e Fátima Grochot, na oficina de Elaboração de Projetos, ressaltaram a importância da Biblioteca Escolar dentro do sistema educacional. Ela tem a função fundamental de tornar-se "(...) complemento da educação formal, a oferecer múltiplas possibilidades de leitura e, com isso, levar os alunos a ampliar seus conhecimentos e suas idéias acerca do mundo. Pode contribuir para a formação de uma atitude positiva, prazerosa, frente à leitura e, em certa medida, participar das ações das comunidades escolares, servindo-lhes de suporte." (Fragoso, 1994)
Os professores interessados em atuar nas Bibliotecas Escolares da Rede Municipal de Ensino devem apresentar um projeto com as ações que realizarão.
Acesse o roteiro sugestão para elaboração de projetos e o material trabalhado, clicando aqui.

ERA UMA VEZ... UMA JANELA ABERTA AO INCENTIVO DA LEITURA


A Professora Daniela Zanandréa Ribeiro, da E.M.E.F. Américo Ribeiro Mendes realizou, no dia 30 de maio de 2008, uma oficina com o s professores que atuam nas Bibliotecas Escolares.
As atividades começaram com uma viagem ao mundo do "Era uma vez...", após a professora contou a história "A Bolinha de Jornal" de Fátima Portilho e relatou a criação, pela sua turma, do boneco Wesley Roberto.
Através do texto "Contando a Gente Acredita" de Celso Sisto, o grupo discutiu a importância da contação e leitura de histórias na formação do aluno-leitor.
Os professores também ouviram as histórias "Os Porquês do Coração", "Cicatrizes" e "Professora Tereza".

Clique aqui para acessar o material da oficina.

" Os professores precisam contar histórias para ensinar as matérias com o tempero da alegria e, às vezes, da lágrimas". (Augusto Curry)

ESCREVENDO COM ...

Escrevendo Com...
"Quando os Vilões se Encontram"
Professor, participe com seus alunos da nova edição 'Escrevendo com..." da Nova Escola, de 4 de junho a 1º de julho. Estimule a turma a ajudar o autor José Roberto Torero a escrever a história dos vilões R.U.I.M.
Para esta edição do "Escrevendo com..." foi criado um blog homônimo. O acesso deve ser feito pelo site da NOVA ESCOLA ( www.novaescola.org.br) dentro da seção Conteúdo On-Line, na coluna à direita da tela.
Antes de publicar as sugestões dos alunos, você deve fazer seu cadastro.