terça-feira, 22 de maio de 2007

Interessado no Proler? Corra para não perder a inscrição!

Notícia do Jornal Pioneiro
22/05/07

Prazer x obrigação
Encontro Estadual de Leitura (Proler) vai reunir especialistas no mês de junho


Como despertar nas crianças e adolescentes o gosto pela leitura? Encontrar a resposta (ou as respostas) para a pergunta é um dos objetivos do Encontro Estadual de Leitura - Proler, que ocorre nos dias 14, 15 e 16 de junho, no bloco J da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com o tema Trilhando os Caminhos da Leitura.

Em sua 14ª edição na cidade, o encontro é voltado para professores, bibliotecários e escritores das redes municipal, estadual e particular de ensino.

As inscrições se encerram amanhã para os municípios pertencentes ao Programa Regional de Ação Conjunta (PRAC). Para participantes de Caxias do Sul, o prazo vai de quinta-feira ao dia 8 de junho.

Durante os três dias, serão realizadas 10 oficinas com especialistas de diversas áreas.

Entre os temas que serão abordados estão a importância do professor na formação do leitor, os livros infantis, as lendas e contos de fadas e a utilização de mágica e do teatro em sala de aula.

"- Buscamos o que há de novidade para formar professores com novas técnicas de ensinar, para transformar a literatura em algo lúdico, como um prazer e não uma obrigação" - salienta a coordenadora do Programa Permanente de Estímulo à Leitura (PPEL), da Secretaria Municipal da Cultura, Luiza da Motta.

Cada participante poderá se inscrever em duas oficinas, de acordo com o esquema no quadro à direita. Estão disponíveis 300 vagas, sendo 30 por oficina. O investimento é de R$ 25.

As oficinas

1. O Livro para Crianças, com Ângela Lago, autora e ilustradora e livros publicados no Brasil, Japão, Estados Unidos e Espanha, entre outros países.

2. O Professor como Multiplicador de Leitores: a importância da mediação do professor na formação do leitor, com Elaine Maritza, especialista em literatura brasileira e infanto-juvenil.

3. Mágica e Teatro na Sala de Aula, com Eric Chartiot, escritor, mágico e mestre em línguas estrangeiras pela Universidade de Lion (França)

4. A Arte da Convivência: Os Contadores de Histórias, com Francisco Gregório Filho, profissional de Artes Cênicas formado pela UniRio e assessor do setor educativo do Paço Imperial/IPHAN e técnico em assuntos culturais do Ministério da Cultura.

5. Lavra-palavra, com Glória Kirinus, escritora, pós-doutoranda na área do imaginário (Sorbone/Paris), doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP/SP) e consultora da Feira do Livro de Curitiba

6. Trilhando os Caminhos da Leitura, com Nóia Kern: Assessora da Tomo Editorial para projetos de leitura, coordenadora do Núcleo de Literatura da Casa da Cultura Mário Quintana (PoA) e assessora de projetos de leitura

7. Fada Má, Falsas Fadas e Fadas Engraçadas. Cuidado: É Preciso Conhecer os Novos Contos de Fadas, com Patrícia Alberti, mestre em Literatura e Cultura Regional (UCS)

8. Sabores da Leitura: Literatura infantil e Culinária, com Rosana Rios: escritora, com formação em Educação Artística e Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, roteirista de TV e dramaturga

9. Música: a Magia dos Sons, com Samuel Sodré, professor de música, cantor, compositor, arranjador e acadêmico em Publicidade e Propaganda (UCS).

10. Lendas Curtas para Contar e Cantar, com Toni Edson: licenciado em Artes Cênicas pela UDESC, mestre em Literatura Brasileira (UFSC), dramaturgo, compositor, diretor de teatro e contador de histórias.

- Cada participante poderá escolher duas oficinas entre as seguintes opções: 1 e 6, 2 e 8, 3 e 7, 4 e 9 ou 5 e 10, de acordo com disponibilidade de vagas. É permitida apenas uma inscrição por pessoa.

Programe-se

O que: 14º Encontro Estadual de Leitura - Proler
Quando: 14, 15 e 16 de junho
Onde: bloco J da UCS (Cidade Universitária)
Inscrições: www.caxias.rs.gov.br/ppel.
Quanto: R$ 25. O valor deve ser depositado na conta bancária indicada no site
Informações: (54) 3228.1013

Fonte: Jornal Pioneiro