quarta-feira, 29 de agosto de 2007

AUTOR PRESENTE - EDIÇÃO 2007

Poucos são os projetos culturais que contabilizam tanto tempo de existência. Há três décadas, o projeto Autor Presente promove o encontro entre o escritor e seus leitores, e, assim, difunde, em todo o Estado do Rio Grande do Sul, a literatura sul-riograndense.

Criado em 1972 por Lígia Averbuck, sua dinâmica é simples: após o agendamento dos escritores junto ao Instituto Estadual do Livro, órgão da Secretaria de Estado da Cultura, as escolas das redes pública, municipal e estadual, bem como instituições públicas culturais interessadas, promovem a leitura da obra dos autores e preparam os encontros para as datas previamente estipuladas. Alunos e professores organizam dramatizações, apresentações musicais, exposições, saraus ou até mesmo um grande “bate-papo” cujo ponto de partida é sempre o livro.

O objetivo fundamental da iniciativa é estabelecer uma parceria entre professor-escritor-aluno para buscar a valorização da leitura e a formação de novos leitores. É importante ressaltar que, além de mobilizar professores e alunos em torno da literatura contemporânea, o projeto Autor Presente promove escritores iniciantes e consolida carreiras literárias, o que movimenta nosso mercado editorial.

As escolas interessadas em participar do projeto Autor Presente podem enviar a sua solicitação de agendamento para Mara Gesing:

Telefones: (51) 3311-7311 / (51)3311-7299
E-mail: autorpresente@via-rs.net

Mais informações e o nome dos escritores participantes encontram-se no site http://www.iel.rs.gov.br/ no link Autor Presente .

Para acessar, clique aqui.