sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

FÁBULAS DA CHINA

A fábula é um dos tesouros dos primórdios da humanidade. Gênero literário popular, tem origem em histórias transmitidas oralmente, de geração a geração - até que um ou mais escritores decidem registrá-las e dar-lhes uma forma definitiva.

Foi na China que Márcia Schmaltz e Sérgio Capparelli entraram em contato com esse maravilhoso mundo de fábulas. Passaram a colecionar essas histórias e a traduzi-las, até que a curiosidade por essa forma de expressão se transformou no livro “50 Fábulas da China Fabulosa” . Nele estão reunidas 50 fábulas de vários períodos da civilização chinesa - as mais antigas datando de antes da Era Cristã. São obras compostas em diversos períodos históricos e em diversas dinastias chinesas por autores que eram também poetas, mandarins, historiadores - sábios em geral.

Muitas fábulas espelham o momento histórico e as preocupações da época em que se originaram, e várias - tal como as histórias do grego Esopo e do francês La Fontaine - valem-se de figuras de animais para representar e discutir o mundo dos homens. As fábulas são apresentadas em edição bilíngüe e ricamente ilustradas com a técnica chinesa do papel recortado. Muito comum na China e datando de dois mil anos atrás, esse tipo de ilustração tem, como a fábula, raízes na arte popular.