sexta-feira, 25 de abril de 2008

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES ATUAREM EM BIBLIOTECAS ESCOLARES - 2008



Oficina de Legislação e Registro

Nos dias 04 e 05 de abril a Bibliotecária Maria Nair Sodré Monteiro da Cruz trabalhou com os professores participantes a história das bibliotecas , a legislação que envolve as bibliotecas escolares e as formas de registro do material. Além disso, ela lembrou que o papel principal do professor que atua nas bibliotecas escolares é a formação de leitores e conversou sobre os modos de dinamizar uma Biblioteca Escolar.

Segue o material trabalhado:


>> Bibliotecas Escolares:Orientações para o Professor Responsável pela Biblioteca Escolar

>> Organização e o Funcionamento de Bibliotecas nas Escolas

>> Organização e o Funcionamento de Bibliotecas nas escolas - Complementação

>> Relatório Anual

>> Relatório Mensal


Oficina de Noções Básicas de Conservação de Livros


A professora Denise Brosina Spiandorello, no dia 11-04, fez um relato sobre o histórico do papel e do livro. Após explicou sobre as noções básicas de conservação de livros, o espaço da biblioteca, o mobiliário adequado, a higenização do ambiente e dos livros, as formas de armazenamento, os acidentes, os agentes destruidores. Os alunos, também,consertaram livros e confeccionaram sachês antitraça.

Para acessar o material da oficina, clique aqui.


Oficina de Dramatização e Contação de História


As oficinas de Dramatização e Contação de Histórias foram realizadas pelo professor Volnei Cunha Canônica que, além de ser integrante da equipe do Programa Permanente de Estímulo à Leitura da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul, realiza diversas atividades relacionadas com o Teatro e a Literatura. Ele ressaltou que qualquer texto pode ser dramatizado e que a forma de contar é particular de cada contador. Os participantes dramatizaram diversos textos: contos, crônicas, poesias e músicas.

Na Oficina de Contação de História foi ressaltada a importância da leitura, do livro, da contação de história e da seleção dos textos. Foi estudado a estrutura do conto “O rei e o falcão” (autor desconhecido), observado a existência do personagem principal, do antagonista, do problema e do cenário.

O material utilizado está disponível no link a seguir:

>> Eu Conto, Tu Contas, Nós Contamos