terça-feira, 18 de julho de 2006

II Encontro Internacional de Escritores/Contadores de Histórias


Em parceria com a Secretaria da Cultura, a UCS e Marô Barbiere Produções, realizamos o II Encontro Internacional de Escritores/Contadores de Histórias nos dias 01, 02 e 03 de junho. Participaram do evento cerca de trezentas pessoas de diversos municípios da região. As oficinas foram feitas com a participação de:
Ignacio Martínez do Uruguai, Paula Martin da Argentina, Colette Charlet da França, Eric Chartiot de Nova Petrópolis, Helena Farias de Portugual, Adriana Jorge de Florianópolis, Carlos Urbin de Porto Alegre, Celso Sisto de Cidreira, Hermes Bernardi Jr de Porto Alegre, Marília Tresca de São Paulo, Reni Barbosa de Belo Horizonte e Marô Barbieri de Porto Alegre.


Oficina do II Encontro Internacional de Escritores /Contadores de Histórias
Atividade realizada na oficina de Contação de história, no auditório da Secretaria Municipal da Educação, no dia 01 de Junho de 2006, com Ignacio Martínez, representante da ONG “Somos amigos da Terra” na América do Sul e Caribe e redator responsável pela revista “ El Tomate Verde” da mesma ONG.
Em grupos, os participantes deveriam criar uma história. Após, a história foi apresentada e comentada pelos participantes.

Imagem...

Imaginem um lugar, o melhor lugar, o seu lugar...
Ele é encantado. Tem nele tudo o que quiser, tem árvores, flores, animais, riacho, muitas cores, muitos sons e sensações.
É um caminho que você vai percorrer... Como é este caminho? Fique atento a tudo que acontece ao seu redor. O que está vendo? Quem está encontrando? Está ouvindo o canto de pássaros, o barulho da água, o toque da brisa leve no seu rosto? Como é o colorido? O que você sente neste caminho? Alegria, saudade, expectativa...
Você continua seguindo neste caminho, seu passo agora é mais rápido, porque de longe, muito longe parece que está vendo uma porta. Será mesmo uma porta?
Ao se aproximar; sim é uma porta! E você deseja muito abri-la. Então abra.
O que você vê?
Rosangela
Adylis
Ivete
Mariângela
Ceriana

A Festa Junina

Era uma vez uma vila chamada Inácio Martinez onde viviam crianças muito felizes.
Estas crianças estavam organizando uma linda Festa Junina. Cada grupo ficou responsável por uma tarefa. O grupo de Pedrinho ficou responsável pela fogueira, para tanto tinham que ir ao bosque buscar lenha que segundo os moradores era assombrado. Chegando lá, bastante receiosos, não perceberam que atrás de uma árvore uma bruxa os espreitava. A Feiosa se aproximou e foi logo observando seus dedinhos. As crianças percebendo a intenção da bruxa, pediram para que ela mostrasse seus dedões. Ao mostrá-los, levou uma lenhada e as crianças rindo sairam correndo. Ao procurarem mais lenha, se depararam com um enorme lobo babão que percebeu: chegou meu jantar. As crianças sentindo suas intenções, o convidaram para a festa. O lobo confuso, indagou se na festa haveria muito menino moleque. E as crianças confirmaram: sim, terá muito pé-de-moleque. O lobo convencido foi para casa se fantasiar de caipira, e, imaginava: será que os meninos lavaram os pés?!
Estava anoitecendo e as crianças notaram que havia pouca lenha e que estavam perdidos.
Peter Pan, ouvindo as crianças pensou que eram meninos perdidos para serem levados à “terra do nunca”. As crianças perdidas admitiram que estavam perdidas e precisavam voltar para casa com muita lenha. Então, Peter Pan e Sininho jogaram o pozinho mágico e eles sairam voando com muita lenha e em tempo para acender a fogueira.
E o lobo? Ah, este foi na festa vestido a rigor. Mas como se empanturrou de pé-de-moleque está com uma tremenda dor de barriga. Até agora!!!
Flávia Menetrier
Nina Leite
Neida Deco Oliveira
Mari Casal
Renita Vera Novello